sábado, agosto 19, 2006

O Propósito da Vida.

7 Formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida, e o homem tornou-se alma vivente. 8 Ora, plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, ao oriente, e pôs ali o homem que tinha formado. 9 E o Senhor Deus fez brotar da terra toda espécie de árvores agradáveis à vista e boas para comida, bem como a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal. (...) 15 O Senhor Deus tomou o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. 16 Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, 17 mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás, pois no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
- Gênesis, 2:7-9, 15-17

Qual o propósito da vida? Eu não sei, mas vou falar a resposta que tem me intrigado.

O ser humano foi criado por amor. Deus nos criou para a sua glória. Para falar que mesmo ele sendo tudo e completo, ele ainda assim queria ter seres que o amassem por livre vontade. E assim ele nos deu o livre arbítrio, a liberdade de escolhas.

Eu só acho que não achamos ainda uma resposta para o propósito da vida porque somos arrogantes demais para aceitar uma resposta simples. Queremos uma resposta complicada, algo que faça com que nosso sentido de estar aqui mude. Algo que faça nossos dias serem diferentes depois de saber a resposta.

Infelizmente, eu creio que essa resposta mirabolante não existe. Assim como não existe, por exemplo, um grande motivo de uma mãe amar um filho.

Acho que Adão e Eva se curvaram a comer da árvore da verdade do bem e do mal justamente por essa arrogância. Por não aceitarem o simples fato de existirem porque Deus os amava. Eles queriam uma resposta mirabolante, e queriam saber a verdade para tentar descobrir essa resposta. Tolos, ao invés da resposta encontraram a morte, pois morreu em nós a nossa capacidade de sermos humildes perante Deus. Morreu a nossa capacidade de compreender que quando Deus nos ama, é amor gratuito, sem custo, sem merecimento.

Não entendemos qual o propósito da vida, porque simplesmente somos pouco humildes de entender que o motivo é simples. E eu, sendo meio ousado aqui, diria qual é o propósito que eu acredito:

“Ser amado por Deus e amá-lo com o máximo de nossa capacidade”

...Mas, essa resposta é simples demais para mim agora. Infelizmente, eu quero uma resposta mirabolante. E a cada dia eu sinto na minha boca o sabor amargo do fruto da árvore do bem e do mal e a cada dia eu sofro mais em saber que eu não mereço viver, afinal, “no dia em que dela comeres, certamente morrerás”, e eu ainda não morri.