quinta-feira, julho 20, 2006

Observar mais a natureza é observar mais a Deus...

Eu vinha hoje passando pelas árvores que existem aqui onde trabalho, e parei para pensar acerca de uma árvore bem alta, da qual quase não faz sombra, mas tem uma característica muito intrigante: suas sementes são providas com três pequenas folhas rosadas, como se fosse uma pequenina peteca, da qual ao caírem do topo da árvore, usam e abusam do vento para irem longe, o quanto possível. Caem estas sementes como pequenas hélices, e rodopiam até o chão onde tentarão se tornar novas plantas.

A natureza pode ensinar mais do que podemos imaginar. E eu pude me usar de minhas observações para acolher o coração experiente de uma professora hoje, da qual estava um pouco triste pelo fato de se sentir em momento de pedir uma aposentadoria.

Eu a auxiliava com alguns documentos relativos a toda vida acadêmica dela. Doutora diplomada, mais de 40 anos de trabalho no ramo da educação, uma grande professora, ficou viúva recentemente, e se mostrou um pouco triste em sentir que vem sua hora de diminuir o ritmo de trabalho. Ela disse-me que era triste ver todos títulos que ela tinha, e agora ela se sentir cansada para continuar. Eu lembrei-me da árvore que vi pela manhã, e me senti confortável em usar da sabedoria vinda de Deus para confortar essa mulher.

Falei a ela que mais que ver os títulos dela, eu via os 40 anos de trabalho, de ensino, de doação a outras pessoas. Fiz com que ela pensasse em todos alunos que teve, em tantos que se formaram, em alguns que viraram doutores como ela, e alguns ainda que trabalham agora, assim como ela, a disseminar o conhecimento. Comparei com aquela árvore, que deve ter vivido alguns bons anos para crescer e ficar alta, e aí usar e abusar do vento para levar suas sementes longe.

Se um dia aquela árvore ficar velha demais para dar sementes, ela já deu por muitos anos. Ela provavelmente fez nascer outras árvores, que continuarão a jornada daquela espécie de planta no nosso mundo. Assim somos nós. Temos a mesma demanda que aquela árvore. Temos que plantar nossas sementes, fazer com que as pessoas ao nosso redor sejam acrescentadas com a nossa presença, e nunca por nós desestimuladas ou depreciadas. Quantas mais sementes plantarmos nos corações ao nosso redor, mais felizes diremos que nosso tempo como semeadores termina, quando vier a hora de dizer que termina, pois fizemos bem nossa parte.

Porém, podemos fazer nossas sementes irem mais longe. Temos que aproveitar do vento, mas pra isso, nossas sementes tem que ser providas de “hélices”, e eu diria que pra isso, nossas sementes tem que ser providas de amor. Não basta disseminar conhecimento, temos que disseminar o conhecimento com amor. Foi isso que Cristo fez. Ele proveu suas sementes de conhecimento com as “hélices do amor” e aproveitou do vento para mostrar ao mundo como sementes podem ser plantadas em nossos corações. Não é a toa que Ele é o mais conhecido homem da humanidade, e sua história é até hoje inspiração para milhares e milhares de seguidores. Jesus Cristo conseguiu usar tanto amor, como ninguém mais, a ponto de a cada dia mais e mais pessoas serem alcançadas por seu conhecimento.

Assim, começo a crer que observar mais a natureza é observar mais a Deus. É observar mais a Sua criatividade em buscar melhorar nossos corações.

Comentarios: 1

Anonymous Anônimo   diz...

Eu sempre digo algo que me lembrei ao ler seu texto de hj.

"Hoje estou bem melhor do que ontem, mais com certeza pior do que amanha".

Ter a certeza de que ontem o meu dia nao foi tao bom quanto hj, me da a certaza de que me esfocei a ser alguem diferente hj. Da mesma forma pensando num amanha melhor do que hj, tenho conviccao de tudo o que eu fizer hj pode ser ainda melhor amanha. Mas para que??

Se for so pra mim, de nada valeu a pena todo o meu esforco. Pensando assim, me fez refletir em seu texto e aprecia-lo por completo. Que a presenca de Cristo em nossas vidas, nos faca apreciar cada segundo que vivemos, cada momento que passamos, cada palavra que dizemos e ouvimos, para que amanha, quando o fim chegar, possamos tao somente Louva-lo por tudo o que Ele e'!

TE AMO!

5:37 PM  

Postar um comentário

<< Home