terça-feira, janeiro 17, 2006

Cinqüenta coisas a fazer...


Já notou como a vida é curta? O tempo passa rápido, é até difícil hoje em dia ter certeza que os dias tem realmente 24 horas, que o ano tem mesmo 365 dias. Agora, o que quero perguntar mesmo é se com este tempo, multiplicado pelos prováveis 80 anos que uma pessoa normal vive, nós temos feitos as coisas que nos propomos, as vontades que temos, os desejos que queremos.

Engraçado, noto que em 24 horas, mesmo com internet, computadores e toda sorte de aparatos que nos fazem trabalhar mais produtivamente, nós não fazemos mais nada do que planejamos. Pelo contrário, trabalhamos mais, dormimos menos e nos divertimos menos ainda. Não é a toa que tantas pessoas se perdem no sexo, nas drogas, nos acidentes de trânsito, nas jogatinas... Queremos prazer, e prazer em grandes doses e de efeito imediato. Isto porque hoje todos vivemos em um frenesi histérico, onde dinheiro é sinal de felicidade, poder é sinal de força, e dureza de sentimentos é sinal de tranqüilidade. O mundo hoje parece-nos fugir pelos meios dos dedos, e nos fazem ver tudo de maneira distorcida.

Esta semana eu e uma outra pessoa nos propomos a fazer listas. Listas de pelo menos umas 50 coisas que gostaríamos de fazer antes de chegarmos ao fatídico dia de nossas vidas que deixaremos aqui nossos corpos para partir para uma nova jornada. Cinquenta coisas a fazer.

Curioso, que passaram alguns dias depois que comecei a fazer a lista, e ainda não consegui realizar nenhum deles. Pôxa vida! Eu quero ler um livro e perco tempo na internet; eu quero ficar com meus filhos e tenho que trabalhar para mais do horário; eu quero orar a Deus e ao invés assisto na televisão um Big Brother; quero ficar com meus amigos e falar tantas coisas, mas me entorpeço em bebidas e outras coisas e perco meu senso e minha consciência; quero ter grandes conversas, expressar o que sinto, mas perco meu tempo falando besteiras que não me rendem nada. Que grande vida eu tenho vivido, não é mesmo? Acho que não sou apenas eu.

Então, cada dia passa. Minha contagem regressiva para o dia de minha vida vai avançando, e assim perco meu tempo e não realizo coisas grandiosas, belas ou mesmo simples, mas que me trariam felicidade de espírito, de mente e de coração, para mim e para meu Deus.

Sendo justo, as cinqüenta coisas que faremos têm que passar pelo crivo da bondade, amizade, fraternidade, amor próprio e amor a Deus. Não adianta querer comer um banquete sozinho, mas sim vale passar uma madrugada acordado dando de comer aos pobres. Não vale querer fazer uma orgia, mas vale querer casar e amar eternamente uma mulher que nos ame igualmente. Não vale louvar a qualquer coisa que seja, mas vale louvar ao nosso Senhor, que criou o mundo e tudo que nele há.

Por isto, use seu laptop para escrever algo mais produtivo; largue um pouco seu Orkut e vá ler um bom livro; deixe de jogar The Sims e saia com os amigos de verdade para conversar; deixe de assistir o Faustão e vá brincar no quintal com as crianças; deixe de sair paquerando nas baladas e passe uma noite em vigília em oração. Use seu tempo de maneira mais justa. É tão pouco o tempo que temos nesta vida, e ainda desperdiçamos com coisas tão fúteis! E eu me incluo também, para que ninguém me acuse antes de mim mesmo.

Então, faça sua lista. Passe os dias tentando vivenciar alguma coisa desta lista. Mesmo os sonhos mais impossíveis. Pois senão, você vai ter perdido seu tempo só fazendo coisas que lhe trouxeram benefícios que só servem neste mundo. No outro mundo, o que vai valer é como você usou seu tempo. em verdade, depois do dom da vida, o tempo que nos foi dado para viver é o segundo maior presente que Deus nos deu. E nos deu para que usássemos para louvar a Ele. Use seu tempo sabiamente, e verá que felicidade é mais que ter dinheiro, poder e um coração duro.

Hoje, eu poderia ter feito ao menos uma das cinquenta coisas a fazer. Não fiz porquê?

Comentarios: 2

Anonymous Anônimo   diz...

OLA!BOM DIA!!
COM certeza perdemos horas preciosas em frente da tv, com conversas fúteis, e outras tantas coisas desnecessárias..
Temos muuuita coisa boa pra fazer em um dia..um dia novinho q Papai do Céu nos deu, quando acordamos cedo e recebemos nossa folha em branco.E essa folha somos nós que escolhemos como preencher , pode ser em frente da tv, ou... fazendo algo de muito bom...,como meditar, buscar a Deus, dar atenção a um idoso, rir com uma criança...
Tem tantas coisas boas p se fazer..., nós quem escolhemos!!!
Que Deus te abençoe, te proteja, e ilumine seu caminho.
É bom ler o q vc escreve!
Tchau, fica c Deus!

10:53 AM  
Anonymous Anônimo   diz...

na minha opinião, Deus nao criou o humano apenas para adorá-lo, e sim para viver o bom que ele oferece.
uma delas eh ama-lo acima de todas as coisas.. e nao deixar de viver para louva-lo.
abraço.

1:02 AM  

Postar um comentário

<< Home