sábado, dezembro 31, 2005

Nada é mais sedutor para um homem que sua liberdade de consciência. Entretanto, nada lhe causa maior sofrimento

“Nada é mais sedutor para um homem que sua liberdade de consciência. Entretanto, nada lhe causa maior sofrimento”.
- Dostoievski, em “Os Irmãos Karamazov”

“Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais. Disse a serpente à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal”.
- Gênesis, 3:3-5

Hoje começo o meu texto com duas passagens extremamente intrigantes. Até onde achamos que ter consciência do que acontece ao nosso redor pode ser bom? Às vezes, acho que saber sobre o bem e o mal é o que nos causa maior sofrimento, nos dias em que passamos nesta terra. Acho que Dostoievski está certo, eu sua passagem. E a culpa é nossa mesmo, por ter dado chance à serpente, como a palavra de Deus diz.

É terrível pensar em tantas coisas ao mesmo tempo. Penso que não devo fazer o mal, que devo ser bom, que devo ter fé, que devo ser paciente. Tudo, pois sei a verdade máxima do universo: a verdade de que Deus existe. Aí, penso que devo deixar as coisas nas mãos dEle, entretanto, eu achando que sei o que é bom para mim, faço escolhas. E estas escolhas não são sempre boas, pois eu quem as fiz, e não Deus. Isto me causa uma certa revolta comigo mesmo, humano, pela minha natureza. Tinham mesmo que Adão e Eva quererem o entendimento? Eles, tolos, não faziam idéia da tamanha desgraça que trariam para todos seus descendentes.

Somos seres pensantes. Pensamos se um emprego será melhor que outro que surge. Pensamos se ter uma namorada será melhor que viver solteiro. Pensamos se comprar uma casa será melhor que a que moramos atualmente. Pensamos tudo. Tudo.

Quem dera, eu gostasse de uma garota e simplesmente vivesse com ela e achasse que aquilo era o melhor para mim. Mas não dá! Deus me deu a consciência, a hesitação, o raciocínio, e com isto eu analiso de cabo a rabo uma garota antes de gostar dela. E mesmo que goste, tem inúmeras outras barreiras que me desmotivam a me apaixonar por alguém. Atualmente eu sofro com um mal da qual eu sei o tratamento, mas devido à minha natureza, eu não me curo.

Eu tenho lido um livro sobre relacionamentos, ainda não traduzido aqui no Brasil, chamado “Boy Meets Girl” (ou “Garoto conhecendo Garota”, na livre tradução), de Joshua Harris (mesmo autor de “Eu disse adeus ao namoro”, que eu falo em uma postagem que já coloquei aqui no blog ). É um livro ótimo que explica como pessoas como eu, que têm essa dificuldade sentimental, devem seguir para que não cometam erros gigantescos em relação a conhecer alguém, gostar deste alguém e depois, infelizmente, sofrer por este alguém. Bom, é feliz aprender estas coisas, mas o que me dói é que o desejo que eu tenho, agora, é que a pessoa que surgisse para mim tivesse a vontade de seguir tudo o que o livro fala, ou até melhor, de ler o livro também e aprender com ele.

Vêm, assim, outro problema: não quero que a pessoa que venha a mim corra atrás de tudo isto que eu li ou aprendi simplesmente por me amar ou por querer algo comigo. Eu gostaria que ela fosse atrás disto tudo por simplesmente amar a Deus e querer fazer tudo à maneira dEle. Então, não adianta surgir uma pessoa interessada por mim e se curvar ao que eu creio e acho que seria certo. Ela tem que amar a Deus.

Liberdade de consciência me faz pensar em tudo isto. Se não tivesse isto, viria a mim uma garota qualquer, e eu já ficaria feliz. E não raciocinaria se ela ama ou não a Deus, quer ou não fazer as coisas na maneira dEle, e se leu alguma coisa sobre relacionamentos ou não. Mas não. Comemos o fruto da árvore proibida, e com isto ganhamos aquilo que mais nos causa dor. Não é a toa que advogados, psicólogos, intelectuais, filósofos, artistas e tantos outros se desviam de Deus. Pois a dor que causa ter consciência do seu interior e do seu redor é muito mais fácil de ser suplantada quando deixamos Deus de lado. E sabemos que o caminho de Deus não é o mais fácil, mas em contrapartida é o que traz os melhores e mais valiosos frutos.

Pareço triste por este meu desabafo? Talvez sim. Mas tenho fé que estou no caminho correto para a pessoa certa. Não que ela será justo a próxima, mas que ela surgirá, mais cedo ou mais tarde, e quando eu menos esperar. E aí, este semblante pesado que eu estou carregando não mais vai existir. Pois todo sofrimento que passo por esperar de Deus algo bom vale a pena. E sei que um dia eu vou falar aqui, com sorriso nos lábios, como tudo aconteceu. E sei que terei grandes coisas a acrescentar na vida de outras pessoas que como eu, sentem dor por ter a liberdade de consciência.

Louvado seja Deus, pela sua sabedoria,
em nos cuidar a cada dia!

Comentarios: 2

Anonymous Anônimo   diz...

Olá, bom dia!!!
O sofrimento, os tombos, os tropeços, as decepçoes, nos faz aprender!
Não é errando que se aprende??
Tenho certeza que com suas decepçoes vc aprendeu muita coisa..,viu coisas por um outro lado...o segredo é sempre ver o lado positivo!E eu sei que se vc olhar p tras, vai ver o quanto cresceu e amadureceu com tudo q aconteceu!
Sei que é difícil recomeçar do zero, levantar depois de um tombo gde, e caminhar, +... vc pode!!!
Vc é filho de Deus e tem capacidade infinita pra conseguir o que quiser!!!
olhe firme para a frente, com toda confiança.Pense bem no que vai fazer, e todos os seus planos darão certo!
Confia em Deus e o + Ele fará!!!
Ele sabe o melhor pra vc e só quer seu bem :)
ótimo final de semana, fica com Papai do Céu!!!
Psiu: Quanto + difícil for pra ganhar + vc terá!!!!!!!!

12:00 PM  
Blogger Vivipidner   diz...

OLá.. vc tá lendo o O garoto encontra a garota realmente n tem tradução ? To mt curiosa a procura...
Sucessos feliz ano novo

10:22 PM  

Postar um comentário

<< Home