segunda-feira, dezembro 05, 2005

Qual o motivo da sua vida? O meu é aprender com meus adversários...

Amamos muitos amigos. Amamos nossos amores. Mas a verdadeira bravura humana está em amar ao seu adversário. Será que eu e você conseguiríamos isto?

É difícil. Temos adversários por todos os cantos. Se o adversário não é uma pessoa em real, é um problema, é uma situação, é um acontecimento, é uma bobagem. Sempre temos adversários, nos sondando, e esperando que numa de nossas falhas, nós declaremo-nos vencidos.

Eu mesmo ganhei muitos adversários neste ano. Assumi contas que até então eu não havia a necessidade de pagar; um décimo terceiro que não vem no prazo; é uma faculdade que me cobra juros e juros nas mensalidades atrasadas; é um colega de aulas que faz um ato de vandalismo e consegue tirar todas bolsas de estudo da sala (inclusive a minha); é uma moto que eu não consigo reformar logo; é uma casa que começa e para a construção uma centena de vezes; é uma carteira de motorista que vence e eu não consigo renovar; são etcéteras e mais etcéteras que fazem meu salário ficar minúsculo, e me tiram o sossego ao colocar a cabeça no meu travesseiro. “Viva os adversários financeiros”.

Do lado profissional, tenho a minha iniciação científica que parei mal depois de ter começado; as durezas de ter que aprender um novo cargo; as pessoas que as vezes não cooperam com o seu trabalho; o cansaço comum do trabalho diário; a competição por melhores posições... Motivos de sobra para dizer: “Viva os adversários profissionais”.

Do lado sentimental, ah! Como se os leitores de meu blog já não soubessem... Tenho a minha ex e sua insensibilidade para com o passado; o seu atual namorado e suas ameaças infantis; as recordações de tudo que passou e que eu noto que não seria mesmo bom reviver; as datas festivas que me fazem lembrar de tudo; os orkuts e MSNs que não me deixam dormir; as paqueras mal fundamentadas que me faziam sofrer; outras paqueras que eu até gosto, mas não sei se é isto mesmo que quero; e tantos outros mais etcéteras que podemos contar. “Viva os adversários sentimentais”.

Do lado espiritual, tenho a fé em um Deus que me faz ter adversários; a luta de louvar a Deus mesmo tendo problemas sérios em casa; os dias em que mais queremos nos deixar agir pelo pecado do que fazer o que e certo e justo aos olhos do Pai; uma oração que não sai de minha boca quando eu gostaria; uma oração que eu não faço, pois eu estou cansado de adversários... Mesmo assim, “Viva os adversários espirituais”.

Agora me pergunte porque eu digo “Viva” para eles... Eu sei que eles são o motivo de minha caminhada. São todas estas dificuldades, estes adversários, que me fazem crescer, amadurecer, lutar, perseverar, amar, trabalhar, regozijar e me espiritualizar. Tudo o que nos incomoda é o que nos dá sentido na vida. Imagine sua vida sem desafios, sem adversários. Seria uma novela onde todo dia é o último capítulo. Não haveria esperança, não haveria fé, não haveria nem graça e nem cor.

Até poderíamos afirmar que não teríamos dor, mas de que adiantaria, se também não teríamos alegria. Eu tenho tentado amar meus problemas e adversários, pois eles têm me feito crescer.

Agora, logicamente, não são apenas os problemas que me fazem crescer. É Deus quem me permite vivê-los e suportá-los, quando não inclusive vencê-los. E eu sei que com Deus, eu tenho tido mais sabedoria e mais mansidão para passar por uma adversidade.

Não preciso mais de grandes alegrias para me manter sorrindo. Basta uma boa noite de sono. Eu sei que amanhã é outro dia, em que novos adversários virão, da qual novamente eu vou ter que orar a Deus para me instruir corretamente. Assim, a cada dia, a cada final de semana, a cada mês, eu vou notando que sou muito melhor que o Rony que adormeceu no dia anterior.

Qual o motivo da sua vida? O meu é aprender com meus adversários...

Comentarios: 1

Blogger Echos de um grito   diz...

oii.. tudo bem!!!

tenho entrado sempre aki para dar uma olhada... soh naum tenho comentado pq o tempo tah muito curto...

mas agoradeu uma brecha e achei muito legal essa postagem sua..
parabens vc continua sempre se superando...

bom o motivo da minha vida sao tanto o principal eu acho hoje e viver saber que Deus me deu mais um dia de vida e por isso tenho que aproveita-lo ao maximo... e viver intensamente... tem tb as pessoas que me amam e que estão presentes em minha vida diariamente... sei que naum posso desapota-las... os meus adversarios sao para mim uma escola onde a cada hora a cada dia aprendo uma lição.. e amadureço cada vez mais...
o motivo da minha vida he existir, ser feliz e fazer muito feliz as pessoas que me amam que me apoiam que vivem comigo e que acreditam em mim diariamente...

he acho que vc vai se supreender um pouco a ler meu comentario pois ele está um pouco otimista... e geralmente eles naum sao otimistas rsrsrs...

as vezes precisamos de gente nova em nossas vidas para que nós mesmo encontremos os nossos caminho...


xau.... espero que esteja entrando no meu blog de vez em quando


...

11:31 AM  

Postar um comentário

<< Home