quarta-feira, novembro 16, 2005

Em contato com a verdade que Deus nos deseja

Hoje é um bom dia para começar uma nova caminhada. Afinal, apenas no Hoje podemos fazer algo, pois o ontem já passou, e o amanhã nunca chegará (como já refleti no texto “’O amanhã’, tu me pergunta? ‘Vivo amanha’, te respondo” ). Então hoje recomendo a mim mesmo uma nova caminhada, algo diferente para que minha vida seja menos “montanha russa” de emoções do que tem sido até então.

Estou me decidindo algo novo, prudente e sinto que abençoado aos olhos de Deus. Pode até ser que alguém acredite que é loucura o que eu vou falar, mas a partir de hoje estou me dedicando a deixar de lado o desejo de encontrar alguém para minha vida. Estou dizendo que não quero mais relacionamento romântico, seja "ficar", seja namorar. Ao menos por um bom tempo.

Dias atrás refleti sobre como o “ficar” pode ser negativo. Hoje não serei nem eu quem refletirá, mas sim Joshua Harris, autor do livro “Eu disse adeus ao namoro”. Neste livro, da qual já encomendei o meu exemplar para ler e me aprofundar no assunto, o autor fala de sete hábitos que não são muito interessantes para namoro algum, embora as pessoas teimam em acreditar que os tempos atuais são outros e que as vontades de Deus nada importam. Eu vou usar um texto que encontrei na Internet, explicando por cima cada um destes hábitos, e veja se seu namoro não se encaixa em algum destes. Se sim, ore, vigie, para que veja bem se seu namoro não está apenas durando por uma insistência humana. Sem Deus, pode ser que tudo não passe de uma grande fantasia, ou acabem todos descobrindo a grande verdade tarde demais...

Vamos aos pontos:

1. Desenvolver intimidade sem compromisso: Não se trata aqui apenas da intimidade física, mas também da emocional. É fácil encontrar pessoas com mágoas muito profundas porque se abriram emocional e fisicamente ao(à) namorado(a) e, depois, foram abandonadas com o término da relação. A intimidade só deve existir após o compromisso firme e sério de se casar.

2. Pular a fase da amizade, indo diretamente ao envolvimento romântico: Um relacionamento entre um rapaz e uma moça que dure por toda a vida começa com a amizade entre os dois. Do contrário, resiste apenas enquanto durarem os sentimentos.

3. Confundir relacionamento físico com amor: Por desenvolver intimidade sem compromisso e pular a fase da amizade, indo diretamente ao envolvimento romântico, muitos casais de namorados passam a avaliar a seriedade de seu relacionamento pelo nível de envolvimento físico. Cuidado. Relação física não é igual a amor. Como diz Harris, “só porque lábios se encontraram não quer dizer que corações se uniram. E só porque dois corpos são atraídos um ao outro não quer dizer que as duas pessoas foram feitas uma para a outra.”

4. O casal isolar-se de outros relacionamentos: Quando duas pessoas estão apaixonadas, o que mais querem é se ver e ficar juntas. É comum casais de jovens, especialmente no início do relacionamento, colocar de lado amizades e outros relacionamentos muito importantes, como amigos e familiares. Isso é altamente prejudicial. E, se o casal não der certo, os dois vão perceber que perderam muita gente querida e especial.

5. Esquecer-se do futuro: O namoro pode tirar dos jovens a atenção à sua principal responsabilidade, que é se preparar para o futuro. Tentando ser um namorado ou uma namorada agradável, você pode acabar se descuidando de aprender e colocar em prática lições que poderiam torná-lo o tipo de cônjuge que seu companheiro(a) precisará no futuro.

6. Perder as chances que Deus dá para o solteiro: Ser solteiro tem grandes vantagens. Nesse período que Deus concedeu a você, Ele lhe dá a oportunidade de estudar, conseguir uma profissão e, o mais importante, crescer na vida espiritual. Uma tendência muito forte é o jovem deixar tudo isso e correr atrás de ilusão, pensando que “estar sozinho” é uma coisa terrível. A Bíblia diz que o Senhor estabeleceu um tempo para todas as coisas. E, com certeza, para todas as coisas na sua vida também.

7. O namoro cria um ambiente artificial para avaliar o caráter de outra pessoa: Observe a pessoa de quem você gosta no dia-a-dia: em casa, com a família, com os amigos, diante de situações que a desagradam, na igreja, etc. Lembre-se, no namoro dá para maquiar e esconder alguns defeitos. Já, depois de casado, não.

Espero que estas poucas e rasas recomendações lhe incitem a saber o que este livro tem de bom. Em livrarias virtuais se acha fácil para comprar, e eu ainda não o li, mas recomendo desde já, pois sinto que é algo abençoado por Deus esta leitura.

Outra coisa que desejo é que seu namoro não esteja fadado a ter regras impostas. São recomendações, mas que muitos que as seguiram comprovam que Deus tem agido em suas vidas. Agora, se teu namoro tem muito a ver com estes hábitos, eu realmente fico triste. Eu mesmo passei por um assim, e posso ser sincero em dizer que enquadrava-se em TODOS os 7 hábitos. Não por menos, Deus me salvou e me retirou desta para viver uma vida agora bem mais sábia e em busca de santidade. Sofri no começo, mas agora sinto que estou tentando entrar em contato com a verdade que Deus nos deseja.

Fiquem com Deus, boa leitura, e feliz dia de uma nova vida a partir de Hoje!

Rony Gabriel

Agradeço a Deborah, que me indicou tal leitura, e por ter lido meu blog para me dar tais bons conselhos! Deus te abençoe!

Comentarios: 8

Anonymous Anônimo   diz...

Amoreeeeeeeeeeeeeeeee
:D
Tudo de bom esse texto...hehe
bjinnn

8:51 AM  
Anonymous Anônimo   diz...

Oii Rony!! Concordoo com vc! principalmente sobre as pessoas q qdo começam a namorar esquecem q existem outras pessoas ao redor...como a família e os amigos!E q no namoro a pessoa tem dupla persolnalidade..temos q saber analisar neh!! Beijinhoss!!

1:48 PM  
Anonymous Anônimo   diz...

Oiee Rony
fico mto show maninho
li tudo vio! x]
legal, gostei!!
bjos ;*

3:38 PM  
Blogger Dedéia   diz...

Oii Rony, prazer Tati... Amei seu testemunho e com certeza somos mais que vencedores em Cristo Jesus, pois buscando ao Senhor, recebemos Dele, toda instrução, para vivermos uma Vida baseada na verdade e abençoada para toda eternidade... (me add msn:tatigolb@hotmail.com), abraços...

9:35 PM  
Blogger Dedéia   diz...

Este comentário foi removido pelo autor.

9:37 PM  
Blogger Dedéia   diz...

esqueci de avisar, sou Tati (mas estou no orkut de uma prima Déia)valeu!!!

9:52 PM  
Anonymous Anônimo   diz...

Não concordo contigo cara!! Sou cristão tbm mas não tenho o mesmo ponto de vista q vc!!
Namoro, estudo em outra cidade, moro em uma terceira cidade, minha intenção eh casar com a pessoa que amo e vejo q tudo o que poderia ocorrer comigo solteiro (crescimento Espiritual, Material, etc.) ocorre comigo mesmo namorando...

..respeito sua posição, corajosa, mas não concordo mesmo!

Boa Sorte e Deus abençoe sua vida.

11:52 PM  
Anonymous Anônimo   diz...

Oi, Rony!!! Estou gostando de encontrar as pessoas que Deus escolheu para guardar dentro de seus corações a mesma visão que eu tenho. Li esse ano Joshua Harris. E essa leitura foi uma confirmação do que Cristo já havia me mostrado há muito tempo. Eu permaneci a adolescência inteira firme nesse propósito; mas confesso que nos últimos dois anos passei a duvidar daquilo que eu havia acreditado durante tanto tempo. Mas Deus me abençoou com essa leitura. E está sendo muito bom para mim encontrar as pessoas com a mesma visão que eu tenho. É bom ver que tudo o que estava no meu coração não era um sonho; é real. É o plano de Deus em minha vida. Estou na comunidade do orkut "Eu disse a deus ao namoro". Coloquei lá o meu testemunho, caso você se interesse em conhecer. Um dia eu ouvi uma voz especial em meu coração me dizendo que eu era um exemplo; e que deveria correr atrás de outros exemplos. Joshua Harris é um exemplo. Você é um exemplo; e eu me sinto muito feliz em conhecê-lo.

5:24 PM  

Postar um comentário

<< Home