sexta-feira, outubro 21, 2005

Serena e Serenidade

Tranqüilidade é o que provavelmente a maioria das pessoas procura. Parar de se preocupar com os medos que temos, entender que nem tudo é escolha nossa, e ainda mais que isto: que não somos nós mesmos que traçamos os caminhos que seguiremos.

Muita gente acha que nas possibilidades de escolha é que definimos nosso futuro. Engraçado, mas acreditar em Deus vai contra este princípio, ao meu ver. Acho que não adianta você mesmo tomar as escolhas, se dizem que Deus tem um futuro traçado para cada um de nós. No fundo, a impressão que tenho é que o livre arbítrio é algo que foi colocado diante de nós simplesmente para que acreditássemos que temos controle de nosso futuro. Mas eu tenho convicção que não existe escolha. Existe apenas o medo.

Sempre falo que “Ao Diabo não nos cabe fazer errar, mas sim termos a dúvida se fizemos algo certo”. Acho que é bem isto. Quando não oramos, quando não meditamos em cima das situações colocadas diante de nós, tomamos decisões medrosas, precipitadas, que fadam a nos fazerem de arrependidos. Aí, você ficará naquela dúvida de que devia ter tomado outra decisão, falado outras coisas, agido de maneira diferente. Mas já passou, e escolhas não voltam atrás, e o fato de não aceitar que uma escolha está feita e não tem mais conserto é algo que atormenta o homem que não crê em Deus.

Crendo em Deus, mesmo em nossos erros temos motivos para sorrir. Aprendemos lições importantes para nosso crescimento espiritual, profissional, pessoa e sentimental. Com a fé em Deus comandando-nos e nos indicando a melhor escolha, tomamos consciência de que não fizemos uma escolha errada, mas sim que fizemos apenas uma escolha. Ela será boa pra nós se vier a contemplar o que desejamos, ou será edificadora se vier a nos trazer um ensinamento, mesmo não sendo exatamente o que desejávamos a nós.

Com essa serenidade em acreditar que tudo que acontece comigo provém do que Deus tem destinado a mim, eu ganhei algo dentro de mim que, de maneira poética, batizei de Serena.

Serena é algo que eu gostaria de dar para outras pessoas. Para que elas provassem dessa tranqüilidade e segurança que eu tenho vivido. Gostaria de compartilhar com todos essa sensação, este prazer, esta harmonia. Viver sem fazer escolhas. Viver sem se arrepender. Tudo porque sei que orei, sei que meditei, sei que a escolha, por mais trágica que pareça agora, foi boa pra mim e será melhor ainda quando eu aprender tudo que deveria com ela.

Um dia, eu vou ter Serena de sobra em mim. Quero dividir isto com todos. Pois, se pra mim veio por meio de um ser tão lindo que é o Espírito Santo de Deus, não é justo eu guardar de maneira egoísta esta dádiva.