quarta-feira, setembro 14, 2005

A Porta (carta para um passado que passou)

Estive diante da porta por muito tempo. Todo tempo depois que acabou eu estive diante da porta. Não entedia o que eu sentia, não entendia o que eu queria. Eu via a porta, via minha vida pelas frestas dela, mas tinha medo de abandonar a vida que vivi até ser colocado diante dela.

Há alguns dias, eu tomei a decisão de passar por ela. E hoje, se você estiver lendo esta carta de alguma maneira, pode ser que o que ficou para trás da porta que eu fechei ao cruzá-la. Eu posso estar sendo injusto com meu futuro. Será que outras portas não vão me levar ao ponto inicial? Tenho medo de ficar imaginando, pois foi em minha imaginação que criei contextos em acreditar que você voltaria, que você notaria que a escolha que fez foi triste não só para mim, mas para você também.

Ao Diabo nunca nos coube errar. Ao errar, sabemos que erramos, e pagamos o pecado. Mas sim cabe a ele nos fazer sentir a incerteza. Sentir a dor de não saber que fizemos algo certo ou errado. Por isso sei que desta historia toda, não sou eu o errado. Simplesmente por saber que não fui eu que tomei decisão alguma em relação a ti.

Talvez, você nunca volte. Talvez nunca note que eu desapareci. Mas se um dia notar, sim... Será a hora do Diabo tocar sua vida. Dele mostrar a ti que tens dúvida em seu coração. Tens dúvida se a escolha foi certa ou errada. Até lá, viverei meu silencio, ouvindo os gemidos de meu coração como quem ouve um mendigo humilhar sua vida por um pedaço de pão.

Sei que te tirei de momentos de minha vida, antes que você me tirasse de toda a sua. Sei que isso lhe feriu grandiosamente, e sei que no fim, eu fui culpado de muito do sofrimento que até cruzar a porta eu sofri. Mas sei que se fui esfriando, não fui só eu que esfriei. Sei que tens culpa nesta história também. Afinal, por quantas vezes eu me preparava, feliz em saber que sairia contigo, e eis que você simplesmente afirmava estar cansada, e resolvia sentar no seu sofá, e se esquecer que eu estava ali quente para lhe aquecer.

Eu lutei muito. Fui teu parceiro nas danças de tua vida. Quando choraste por contas de coisas que seus entes queridos não podiam ajudar, eis que eu estava lá, para lhe enxugar as lágrimas. Sei que chorei por várias noites quando você viajava, pois eu não podia estar contigo. Sei que larguei empregos por você afirmar que não sentia-se feliz em me ver neles. Sei que angustiei pelas férias que queria ter passado do seu lado. No fundo, eu aceitei os momentos que não podia estar contigo, mas você nunca aceitou os que você não pode...

Será que eu fui pouco carinhoso? Será que ter estado do seu lado simplesmente porque me apaixonei uma vez por você, por saber que gostava de ouvir tua voz do outro lado do telefone, foi um engano grotesco? Queria acreditar que Deus fez isso para me tornar melhor. Para eu aprender que nem tudo podemos ser, podemos ter, podemos fazer.

Não consigo. Deus nunca vai me livrar do fardo de saber que te amei. Nunca vou livrar-me da dor de saber que mesmo que você hoje esteja aqui lendo esta carta, arrependida, eu por muito tempo perdi você.

Não sei ainda o que eu perdi depois que cruzei a porta. Este é meu documento de despedida da vida que deixei para trás. E por isso quero atestar para o mundo que eu sei que lutei. Que eu sei que fui alguém especial na tua vida. Pois se você lê isto agora, você também sabe bem disso.

Sofri por saber que perdi contato com seus queridos que meus também se tornaram. Sofri por ver pessoas que me diziam amar-me, começarem a amar aquelas pessoas que me machucaram. Eu entendi que o amor não é uma coisa para termos pelos outros, mas sim por nós mesmo. Enquanto você esteve comigo, éramos você e eu uma pessoa só. E eu amava a ti assim mesmo, sendo você eu. Mas um dia, você se apartou de mim, carregou minha metade, me mutilou, e mutilou a si mesma. Por isso que hoje você lê isto. Por isso que hoje você procura-me em prosas pelo mundo. Procura pela metade que um dia eu levei comigo também.

Mas a porta está fechada atrás de mim agora. Não vou cruzar por ela em sentido contrário. Pode ser que Deus venha a colocar portas que me levem a algum lugar onde você esteja, mas garanto que não é me pedindo para renovar seus sentimentos que vou renová-los. É me mostrando que vale a pena acreditar que você vale a pena. Pois com tudo que fizeste, só consigo ver que não vale. Onde está o teu Deus agora? Aquele que um dia você disseste que do meu lado queria firmar com ele contrato de perseverança? Que em casamentos de nossos amigos, você imaginava o nosso.

Será que fui tolo me dedicando a você? Sendo fiel a você? Por quantas vezes eu neguei outras pessoas por saber que contigo meu futuro estava. Vi que meu futuro era sozinho quando dizias que amavas uma pessoa que não era a mim. Quanto ódio eu senti em meu coração, quantas dores não suportei na escuridão.

Mas sai desta saleta de dor. Cruzei a porta já. Vi a luz que iluminava a fresta da porta que eu tinha a minha frente. E agora vejo a luz de meu caminho. Hoje eu não sei o que sou, mas se você vem a ler isto, é porque entendeu que no fundo, quem perdeu nesta história foi você.

Mesmo que a vida nos cruze novamente, que o destino nos faça juntar, será que eu vou confiar em você como era antes? Será que terei amor como tinha por você? Será que eu vou querer viver esta nova vida que tenho na luz, com você? Será que eu, como humano, consigo lhe perdoar do mal que me fizeste quando não me disse que me perdoava dos meus?

Senti sua falta. Hoje, não sei se ainda sinto. Mas sei que se você lê esta carta, de alguma forma temos a chance de saber se Deus tem a determinação em nos colocar juntos novamente. O que posso lhe garantir, é que sempre que quiser falar comigo, vou querer lhe ouvir. E sempre que disser que se arrepende, eu direi que te perdôo. Mas não posso dizer que te amo. Não posso sem sentir que dentro de mim, a parte que me falta está em você ainda. Por isso, me mostre tudo o que você gostaria de ter visto em mim antes de me abandonar, pois não estou aqui para fazer caridade, e lhe amar como quem dá restos a um faminto. Quero amar um alguém que prove ser merecedor deste meu amor. Não sou perfeito, não quero perfeição, mas se você só me implorar, não é assim que vou notar que devemos nos unir novamente.

É engraçado dizer, mas foi maravilhosa a vida enquanto você estava no meu mundo. Mas este mundo agora não é mais o seu. Pois você mesma deixou-o para mim. E eu tomei posse dele, como tudo o que me restou. Agora, não venha pedir sua parte da herança dele. Pois eu o fiz render, crescer, e meu mundo é agora um novo mundo. Agora, sua presença já não é primordial, em vista dos calos que tenho em minhas mãos, e das lágrimas que eu chorei regando a terra dele. Meu mundo é muito maior do que era quando você o deixou. E é por isso que você tem que me provar que também é maior para viver nele.

Obrigado, por ter sido parte de minha vida. Daqui para frente, só se em meu coração sentir que nossos corações merecem uma chance. Minha mente não sente, e garanto que minha mente é muito mais enfática que seus próximos foram quando lhe falavam que nosso namoro não parecia ter muito futuro. Meu futuro realmente era para ser traçado por mim, não para você como eu vinha traçando.

Agora, Deus me tem em seus braços. E se existe alguém que neste mundo você possa conversar para tentar me convencer, é com ele. Pois humano nenhum me ajudou a me livrar de amar você, mas sim Ele. Então, o único a qual dou direito de me fazer lhe ter em minha mente novamente é Ele. Se me desejar como teu parceiro novamente nesta vida, fale com Ele carinhosamente. Ele escuta, assim como me escutou quando eu tanto sofria por ti. Convença a Ele, e Ele poderá me convencer que nós ainda temos uma chance.

Um grande abraço. Fique com Deus, e lembre-se que um dia, a um bom tempo atrás, eu desejava ser e ter uma vida eterna contigo...


Rony Gabriel