sexta-feira, setembro 09, 2005

Verdade e Sentimento

O mais gostoso de libertar a mente em texto, em palavras, é o fato de você por vezes conseguir falar exatamente o que alguém gostaria de ter dito, só que da qual não sabia as palavras exatas. É assim quando ouvimos uma musica, seja de dor ou de amor. É assim quando lemos, seja um livro de poemas, de ficção, ou mesmo a Bíblia Sagrada. É assim quando eu falo no meu blog, através de meus textos.

Minha maior gratidão é ver pessoas virem a mim e dizerem que o blog está sendo legal e que elas se identificam com o que eu escrevo. Isso me dá motivos maiores para continuar escrevendo aqui. Esta é, sem dúvidas, a magia da escrita. Da arte que todos sabemos fazer, mas poucos resolvem se dispor a executar exatamente isto: Redigir palavras que os outros gostariam de ter dito ou escrito.

Mas uma arte nunca é viva sem um sentimento. E no sentimento que eu vivo a cada dia, eu coloco aqui a verdade de meu coração. Uma vez, ouvi Chico Anísio falar que a mídia vive de duas coisas, das quais têm que andar juntas para todo projeto dar certo: Sentimento e Verdade.

Digamos a verdade, todos odiamos domingo na televisão. Mas quem nunca parou para ver uma família chorar ao ganhar novos móveis para sua casa, ou alguém que reata um casamento que havia se defasado pela falta de amor entre os esposos. Quem nunca ficou, lá no fundo, como se uma luz dentro de nós irradiasse uma sensação de alegria, ao ver um mulher que reencontra um filho sumido há anos, ou um namorado pedir em casamento aquela garota justo numa declaração de amor ao vivo, em meio a uma multidão de pessoas?

Somos humanos. Vivemos de Sentimento e Verdade. E vendo acontecimentos reais da vida humana, que nos fazem rir ou chorar, vemos a verdade e o sentimento ali emanar a mais alva luz que podemos ter em nosso olhar. Queremos brilhar para que outros nos vejam sorrir. Queremos também sorrir sozinhos, ao lembrar de um momento especial, com uma pessoa especial. E eu sou assim.

Eu uso de meu sentimento e minha verdade para que vocês que me lêem sintam o que eu sinto. Eu vejo que cada autor, em cada livro, em cada texto que leio, tenta fazer isso. E sempre, malditos, conseguem me fazer sentir dono, por pequenos instantes, daqueles textos que eles escreveram. E agora eu tento, com meu maior esforço, fazer com que todos que me lêem sintam isso também.

Assim, eu tento ser um pedaço de mim em texto. Em palavras. Em literatura. Tento lhe fazer ver a Verdade e o Sentimento em meu coração. Hoje, choro. Amanhã, vou rir mesmo! Eu sou assim. E isto não diz que sou inconstante em meus sentimentos. Pelo contrário! Diz que sempre sou eu sendo aquilo que estou sentindo. E sempre sinto forte e com vigor dentro de mim, seja algo de bom, ou de ruim. Eu sou constante: sempre vivo o momento, o amor do beijo que recebo, e principalmente, do beijo que dou.

Cada momento é único. Viver com Verdade e Sentimento é muito doloroso para aqueles que não exercitam sempre. Faça o aquecimento com seu coração! Exercite os dons mais nobres que Deus deu à todos nós: A capacidade de Sentir, e de Amar! Ame os amigos. Ame amigos do sexo oposto também! Sinta vibrar aquela música que é hino da fase que vive hoje. Sinta o abraço de quem te gosta. Sinta o calor do corpo que te anseia ardendo em desejo. Sinta e Ame!

Verdade e Sentimento. A verdade de nossos corações hoje, e a sensação da angustia de querer e não ter, de tentar e não conseguir, de amar e se enganar. Deixe o tempo levar as dores, e trazer a brisa agradável da felicidade. E depois, um dia, sentado com um neto seu, você vá contar como foi conhecer e dar o primeiro beijo naquela pessoa que viveu com você tanto tempo, e se tornou simplesmente a pessoa mais importante de sua vida.

Eu luto para que um dia tudo que eu escrevo, alguém lembre de ler. E que esta pessoa possa falar: “eis que este foi um escritor que escrevia com Verdade e Sentimento, assim como eu sinto agora.”

Rony Gabriel