sábado, setembro 17, 2005

Expectativas

Já notou que o maior motivo da frustração humana vem não das pessoas e coisas que não são o que deveriam ser, mas sim de nós, que pensamos que elas seriam algo bem maior/melhor do que realmente são?

Veja. Você entregou um currículo naquela empresa enorme, que todos falam bem e dizem que tem um local de trabalho excelente. Foi chamado para a entrevista, passou pelo RH e foi contratado semanas depois. Neste tempo você ficou curtindo no sal e vinagre aquela expectativa de ser um bom emprego, um lugar aonde você falaria: “Daqui, nunca mais saio”. Mas, ao entrar, e ao passarem uns 3 ou 4 meses, a desilusão. Tudo dentro da empresa é bem inferior ao que você imaginava, ou senão, é tão igual ao que pensou que nem tem mais expectativas de melhorar. Uma pena, a desilusão veio. Mas de você mesmo.

Quer ver como você já passou por algo semelhante na infância? Natal, a espera daquele tão maravilhoso trenzinho elétrico que todos seus amigos tem, menos você. Lógico, sua família não era rica, e passava por algumas dificuldades que você, como criança, nem saberia entender. Aí, manha de 25 de dezembro, vai-se abrir as caixas, e o único presente que tem lá é um pequeno conjunto de peças de madeira, para se construir castelinhos. A dor no coração do pai de não poder dar ao filho o que ele deseja é horrível, mas para criança não importa. Só se passa na cabeça dela que não conseguiu aquilo que sua expectativa desejou.

Por estas e outras, temos que ver que a expectativa é uma faca de dois gumes, tremendamente afiada, e com muita sede de cortar nossas felicidades em pedacinhos.

Eu sofri muito quando em minha vida, colocava expectativas nas pessoas ao meu redor. Acho que ainda faço isso de vez em quando, mas estou me preparando melhor para ter minhas expectativas frustradas.

Exemplos de minha vida foram muitos. Não vou enumerar, mas em um, a pessoa que mais coloquei expectativas quando a conheci, foi a que mais correspondeu. Passei uma felicidade tremenda por um bom tempo, mas um dia, a expectativa de um futuro junto foi frustrada. Desilusão, dor, raiva, ódio, até que aos poucos eu voltei a mim e hoje estou aqui novamente, achando um novo rumo para todos meus pensamentos e sentimentos. As expectativas se foram mesmo. Agora, tenho apenas vivido minha nova vida, sem expectativas.

Não acredite que alguém é como você imaginou. Não ache que um presente é aquele que você queria. Não imagine que aquele lugar era o que você desejava. Apenas, viva a vida, sem expectativas, e deixe as coisas lhe surpreenderem ao se mostrarem como realmente são: Bem melhores do que você poderia ter imaginado.

Rony Gabriel