domingo, janeiro 22, 2006

Raízes

A raiz é o órgão da planta que tipicamente se encontra abaixo da superficie do solo. Tem duas funções principais: servir como meio de fixação ao solo e como órgão absorvente de água e nutrientes.
- Wikipedia, em http://pt.wikipedia.org/wiki/Raiz

7
Bendito o varão que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor.
8
Porque é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto.
9
Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?
10
Eu, o Senhor, esquadrinho a mente, eu provo o coração; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.
- Jeremias, 17:7-10

Uma das coisas que mais denunciam como um homem é sãos suas raízes. Um habitante de um povo tem cara deste povo, um patriota de uma nação tem jeito desta nação, um membro de um grupo de amigos tem cara deste grupo de amigos. Nos identificamos facilmente pelas raízes que temos, pelos lugares onde assentamos as plantas de nossos pés e os nossos corações.

Não é de se estranhar a baixa auto-estima que muitos jovens vem alcançando, e se desviando a cair no mundo das drogas e dos prazeres mundanos. É isto que vendemos nos programas de TV, é isto que vemos no cinema, é isto que somos coagidos a nos tornarmos. Esquecemos a nossa própria crítica para que nos tornemos mais parecidos com o meio em que vivemos. E isto é péssimo.

Temos que olhar bem onde colocamos nossas raízes. E isto até para os cristãos. Existem aqueles que plantam a semente da fé, mas plantam-na longe donde poderão abastecer-se de mais da palavra de Deus. São bem aqueles que nos falam: “eu sou cristão, mas não vou em igreja alguma”. Estes, quando chega o “ano de sequidão”, com dificuldades e provações, logo se ressecam da esperança no Senhor. E nisto se revoltam ou se esquecem de Deus.

“Enganoso é o coração”. Por ele somos dados a fazer as coisas que nos alegram, e não as que alegram a Deus. Nisto, colocamos nossas raízes onde achamos que será melhor para nós, e não onde Deus sabe que é melhor para nós. Nos deixamos levar por aquelas coisas que desagradam a Deus e que existe no meio do lugar onde levamos nossas raízes.

Assim sendo, coloque sua esperança apenas no Senhor. Acredite que este Senhor de sua vida lhe esquadrinha a mente e prova o seu coração, a fim de te melhorar na sabedoria e na emoção para com o mundo em que vive. Seja próximo da palavra. Não queira se dizer crente nEle sem ao menos buscar aprender mais de Sua palavra. Plante suas raízes próximo do ribeirão de amor de Jesus, para que quando lhe sobrevierem os momentos difíceis, os momentos de sequidão, ainda sim você não se sinta desamparado, e faleça pela morte de seu entusiasmo para com o nosso Senhor.

Raízes são a nossa base e suporte. Quanto mais a árvore alcança o céu, mais firmes tem que ser as suas raízes. Quanto mais nossa fé busca a Deus, mais nossas raízes na vontade do Senhor permeiam. E nos dias duros, com profundas e firmes raízes em Jesus, próximo ao ribeiro da sua palavras, seremos firmes com Ele.

Comentarios: 1

Anonymous Anônimo   diz...

Rony, que Deus te abençoe e mantenha esse dom maravilhoso de escrever palavras tão lindas...amei o post anterior, aquele que vc me falou para ler..realmente mto bom para ser lido por alguém que está namorando e pretende seguir os caminhos traçados por Deus...espero, do fundo do meu coração que vc seja mto feliz...que Deus esteja preparando uma mulher virtuosa, cheia de amor à Ele, e com certeza, que te amará mto e te fará mto feliz!
Que a paz do Nosso Senhor possa inundar o seu coração a cada dia, te dando a certeza da vitória em todos os aspectos da sua vida...Descanse Nele e Ele satisfará os desejos do teu coração!

beijos

9:47 PM  

Postar um comentário

<< Home