sexta-feira, março 10, 2006

Privada à Jato nº 6 - Cartas de Um Diabo a Seu aprendiz

Este é mais um livro que eu ainda não li, mas gostei da resenha. "Cartas de Um Diabo a Seu Aprendiz" é um dos mais criativos e bem humorados livros que o famoso escritor C. S. Lewis deixou para a nossa apreciação. Pelo que pude notar no que li pela internet, Lewis, com um humor sem igual, aborda neste livro o diálogo entre o Diabo e um aprendiz seu (algum demônio) através de cartas, levando um estudo quanto as fraquezas e virtudes dos humanos. Irreverente, cômico e com um teor verídico de como somos frágeis sem fé em Deus, Lewis escreve neste livro um verdadeiro estudo da diminuta capacidade humana em manter-se em retidão, porém do ponto de vista do próprio "inimigo". Veja um trecho simples, da qual o Diabo fala a seu aprendiz sobre o orgulho humano:

"Agarre-o no momento em que estiver realmente humilde e insinue-lhe o pensamento: 'Quem diria! Sou humilde!'. Imediatamente surgirá o orgulho por sua profunda humildade. Se ele despertar para o perigo e procurar sufocar essa nova forma de orgulho, que se orgulhe dessa tentativa - e assim por diante, em tantos estágios quantos quiser. Mas não por muito tempo, para não lhe despertar o senso de humor e da proporção; nesse caso, ele rirá na sua cara e irá dormir" (Letter XIV).

Outra sacada muito interessante é sua afirmação, logo no prefácio, de como acredita na existencia do Inferno e do Diabo, e também como é contra o pensamento maniqueísta:

"Ora, se por 'Diabo' entende-se uma potência oposta a Deus, existente por si mesma desde toda a eternidade, a resposta é certamente 'não'. Não existe ser incriado, exceto Deus. Deus não tem opostos. Nenhum ser poderia atingir a 'perfeita maldade', oposta à perfeita bondade divina, visto que, tiradas todas as espécies de coisas boas (inteligência, vontade, memória e a própria existência) nada restaria dele. O certo seria perguntar-me se creio nos diabos. Sim, creio. Ou antes, creio nos anjos e creio que alguns deles, abusando do livre-arbítrio, tornaram-se inimigos de Deus. (...) Satã, líder e ditador dos diabos, é o oposto não de Deus, mas de Miguel".

Eu, sem dúvida, já comprei meu exemplar. Só não li ainda....

Abraços para a Nelma e para a Grá,
da Livraria Água Viva, aqui em Marília.

Comentarios: 1

Anonymous Anônimo   diz...

fala rony...
vc é um cara firmeza veio ..
Deus te abençoe...

abraços

7:12 PM  

Postar um comentário

<< Home