domingo, novembro 05, 2006

O Inverso do Pecado

Ah, o que é pecado? Afinal, se os dias de hoje exigem pouca auto-flagelação mental das pessoas, onde tudo é permitido e onde tudo é certo se isso lhe causa prazer, o que é pecado?

Mas pare. Não é isso que quero que pense agora. Seria fácil falar que pecado é algo que a igreja proíbe, ou que algo que nossas consciências determinam como errado. Pare, pois num é nada disso que eu quero saber. Eu quero saber o que é o inverso do pecado.

Se nos dias de hoje é difícil encontrar o que seja pecado, o que é o seu inverso? Se não temos muitos valores bem definidos que “o quê” o pecado é, como podemos imaginar seu inverso?

Eu olho pra mim. E geralmente, quando eu peco, os pecadores ao me redor se fazem de legalistas. Mas quando eles pecam perto de mim, sou eu quem acabo sendo legalista. Mesmo assim, olhando bem, o Legalismo não é o contrário do pecado. Legalismo é tornar os pecados dos outros menores que os seus próprios pecados, e isso não é justo.

E o Certo? Será que o Certo é o contrário do pecado? Bom, se para os dias de hoje o pecado nem sempre é errado, então certamente o Certo não é contrário do pecado. Poderia ser o contrário das coisas erradas que fazemos, mas fazer o certo não é evitar o pecado. Pecado é mais que fazer coisas erradas.

Nem eu sei onde vou chegar com essas suposições. Mas sei que não sabemos qual é o inverso do pecado. Então, se não sabemos o inverso do pecado, como podemos afirmar que somos “livres do pecado”, como muitos cristãos dizem ser?

O inverso do pecado é a vergonha. O inverso do pecado se baseia no fato de se tornar vulnerável ao mundo, de se tornar alvo, de se tornar tolo aos olhos dos ímpios, de se tornar bobo aos olhos dos sábios, de se tornar pobre aos olhos dos poderosos, de se tornar envergonhado aos olhos dos orgulhosos.

Vergonha. O inverso do pecado.

E tudo o que fazemos de errado e não nos envergonhamos é pecado. E tudo que fazemos, e tudo que dizemos, e tudo que pensamos, que não temos vergonha de ter pensado, é pecado.
O inverso do pecado é saber que somos humanos, que somos imperfeitos, e que constantemente somos orgulhosos de fazer coisas erradas, orgulhosos de apontar o dedo na fuça das pessoas como se fossemos doutores da verdade.

O pecado, é o inverso da vergonha.

Sabe aquela piadinha sem graça, que todo mundo olha para nosso amigo que a faz com aquele olhar de “Cuméquié?” ? É falta de vergonha. É pecado. E sabe o olhar que fazemos recriminando o pobre coitado a fazer a piada? É pecado também, pois não temos vergonha de nossos pecados que cometemos. Apenas olhamos o momento, e julgamos num tribunal de poucos segundos.

Deus vai julgar a todos num tribunal que vem sendo preparado em milhares de séculos, e nós, meros mortais, nos achamos no direito de julgar as pessoas ao nosso redor em segundos. Que falta de vergonha.

Que pecado.